terça-feira, 22 de setembro de 2009

O papel do acadêmico de enfermagem (estagiário) em campo prático.

Falar sobre esse assunto não é muito fácil uma vez que não existe um livro especifico ou uma pagina na internet que trate sobre esse assunto de maneira central. E vocês sabem o porquê disso meus caros leitores? Pelo simples fato de que esse é um tipo de conhecimento que ele é único para cada acadêmico, nós somente adquirimos esse tipo de conhecimento a partir do momento que temos o primeiro contato com o paciente, o máximo que temos antes das aulas de campo é o relato de nossos professores sobre a experiência que eles tiveram.

Os preconceitos sobre nós são inúmeros, ao olhar de muitos somos inseguros, não sabemos de nada, somos “açogueiros” e não temos um pingo de ética se quer, assim o que vivemos e as pessoas que vemos não terá o seu sigilo assegurado. Bom, esses conceitos meus caros é COMPLETAMENTE equivocado, errôneo. Todo e qualquer profissional da saúde tem em sua grade curricular uma disciplina obrigatória a se cursar chamada de ética e bioética, onde estudamos todas as leis que são relacionadas com nossa profissão, também estudamos todos os direitos e deveres das pessoas com quem iremos lidar, entre outras matérias tão importantes quanto essas citadas.

Com certeza não é assim que funciona.


A partir do momento que nós tivemos uma matéria em sala de aula em seguida devemos pratica – la, converter o conhecimento teórico em conhecimento prático, afinal já somos competentes o bastante para exercer tal responsabilidade. É através desse conhecimento prático que formaremos nosso caráter como um profissional sério e é assim que demonstraremos a sociedade que não estamos ali para julgar atitudes nem as pessoas, estamos ali para prestar um serviço e com toda a vontade que existe em nosso ser. Queremos realmente ajudar as pessoas que procuram.



Registrado!!! Agora vamos atuar.


Como pessoas normais que somos também sentimos medo, pois venhamos e convenhamos, lidar com o ser humano é lidar com um dos bens mais frágeis que existe na face da terra, assim o medo de ferir ou de magoar existe, no entanto trabalhamos incansavelmente para que não haja erros, e na maioria das vezes conseguimos.

Por tanto sugiro a vocês leitores que sempre que encontrarem um estagiário de enfermagem que olhem mais profundamente o papel que ele desenvolve na unidade que ele está, converse com ele, sugue seu conhecimento pois ele está cheio de informações, pronto sempre para responder suas duvidas ou encaminha – lo a quem sane suas duvidas. Estamos nos preparando para exercer de corpo e alma essa profissão tão linda, cheia de luz e levar isto a todos que venham necessitar.



Enfermagem é a arte de cuidar, é a vida em primeiro lugar.









domingo, 20 de setembro de 2009

Alfa. Inicio. Star.

Olá queridos leitores.


Mais um blog foi colocado na rede, sem mais, simplesmente criado. Nascido da minha súbita vontade de jogar na net as loucas idéias que acabo tendo, que de louca às vezes não tem nada, os pensamentos insanos, que pra insanos so depende de um ponto de vista, experiências determinantes, que acabam me moldando, e as conclusões que chego e acabam virando fatos enumerados em minha vida.




to fazendo nada ... vamos nessa!!!


Um pouco de tudo sempre é exatamente o que pretendo escrever aqui, os assuntos deveram ser os mais variados possíveis e com uma pitadinha de algum humor sempre é claro. Espero agradar em grande maioria os que se aventurarem ler esta pagina e que se torne de utilidade publica.

Assim declaro inaugurada esta pagina!!! =)