terça-feira, 22 de setembro de 2009

O papel do acadêmico de enfermagem (estagiário) em campo prático.

Falar sobre esse assunto não é muito fácil uma vez que não existe um livro especifico ou uma pagina na internet que trate sobre esse assunto de maneira central. E vocês sabem o porquê disso meus caros leitores? Pelo simples fato de que esse é um tipo de conhecimento que ele é único para cada acadêmico, nós somente adquirimos esse tipo de conhecimento a partir do momento que temos o primeiro contato com o paciente, o máximo que temos antes das aulas de campo é o relato de nossos professores sobre a experiência que eles tiveram.

Os preconceitos sobre nós são inúmeros, ao olhar de muitos somos inseguros, não sabemos de nada, somos “açogueiros” e não temos um pingo de ética se quer, assim o que vivemos e as pessoas que vemos não terá o seu sigilo assegurado. Bom, esses conceitos meus caros é COMPLETAMENTE equivocado, errôneo. Todo e qualquer profissional da saúde tem em sua grade curricular uma disciplina obrigatória a se cursar chamada de ética e bioética, onde estudamos todas as leis que são relacionadas com nossa profissão, também estudamos todos os direitos e deveres das pessoas com quem iremos lidar, entre outras matérias tão importantes quanto essas citadas.

Com certeza não é assim que funciona.


A partir do momento que nós tivemos uma matéria em sala de aula em seguida devemos pratica – la, converter o conhecimento teórico em conhecimento prático, afinal já somos competentes o bastante para exercer tal responsabilidade. É através desse conhecimento prático que formaremos nosso caráter como um profissional sério e é assim que demonstraremos a sociedade que não estamos ali para julgar atitudes nem as pessoas, estamos ali para prestar um serviço e com toda a vontade que existe em nosso ser. Queremos realmente ajudar as pessoas que procuram.



Registrado!!! Agora vamos atuar.


Como pessoas normais que somos também sentimos medo, pois venhamos e convenhamos, lidar com o ser humano é lidar com um dos bens mais frágeis que existe na face da terra, assim o medo de ferir ou de magoar existe, no entanto trabalhamos incansavelmente para que não haja erros, e na maioria das vezes conseguimos.

Por tanto sugiro a vocês leitores que sempre que encontrarem um estagiário de enfermagem que olhem mais profundamente o papel que ele desenvolve na unidade que ele está, converse com ele, sugue seu conhecimento pois ele está cheio de informações, pronto sempre para responder suas duvidas ou encaminha – lo a quem sane suas duvidas. Estamos nos preparando para exercer de corpo e alma essa profissão tão linda, cheia de luz e levar isto a todos que venham necessitar.



Enfermagem é a arte de cuidar, é a vida em primeiro lugar.









Um comentário: